Imprensa

20/07/2009

Facilidades para empreender em shopping

Foi assinado nesta quarta-feira, 28 de janeiro, o termo de compromisso da parceria entre a Caixa Econômica Federal e a JA Locações, empreendedora do Shopping Ideal, que irá fechar um leque de benefícios para os futuros lojistas do shopping que será inaugurado em abril deste ano, em São José. A parceria possibilita a disponibilidade para os locadores de lojas no shopping de capital de giro para a implantação de seus negócios, estoque e mobília a juros de 5% aa mais TJLP com carência de 6 meses mais 48 meses para pagar. “Essa linha de crédito irá facilitar ao lojista a implantação de sua empresa, além de permitir, com a carência, que a loja tenha tempo de se consolidar antes do empreendedor começar a pagá-la”, fala Marcelo Luiz Moser, Gerente Regional Construção Civil da CAIXA. Moser projeta que, como a TJLP (Taxa de Juros a Longo Prazo) está em 6,75%, a média dos juros é de 1,8% ao mês. “Nossa preocupação desde o início da concepção do projeto arquitetônico e de administração do shopping é propiciar ao lojista condições para que ele tenha um custo operacional baixo e todas as facilidades possíveis para que ele possa montar sua loja sem desembolsar grandes quantias iniciais”, explica Davi Souza, diretor da JA Locações.

Para ter o custo operacional reduzido ao lojista, várias foram as estratégias adotadas. Com o conceito de shopping horizontal aplicado ao empreendimento, foi possível colocar uma manta térmica sobre o telhado diminuindo a incidência de calor e economizando, por conseqüência, na utilização do ar-condicionado em até 50%. Da mesma forma em muitos pontos, principalmente na praça de alimentação, será aproveitada a luz natural possibilitando a economia de energia elétrica, além do embelezamento estético do ambiente. A economia também vem com a ausência de escadas rolantes e elevadores exatamente por ser um shopping horizontal e com a utilização de águas captadas das chuvas através da implantação de uma cisterna com capacidade para armazenar 175 mil litros, que será utilizada para a limpeza de sanitários e da área externa. “Todas estas ações farão com que a taxa de condomínio do shopping seja consideravelmente diminuída”, salienta Davi.

O sistema administrativo também é vantajoso para os lojistas. O valor dos aluguéis das salas será fixo e não serão cobradas taxas sobre as vendas, nem 13º aluguel. As lojas serão entregues semiprontas, inclusive com vitrine, o que diminui seus custos de implantação. “Este sistema somado à parceria com a Caixa Econômica Federal faz com que seja muito fácil empreender no novo shopping”, evidencia o diretor da JA Locações. “Nosso pensamento é de que lojista forte gera um shopping forte. Tendo um custo operacional mais competitivo os lojistas irão repassar diretamente em preços melhores ao consumidor final”, acrescenta.

Shopping Ideal - O Shopping Ideal irá inaugurar um novo formato de comércio para a Grande Florianópolis: o de \\\\\\\\\\\\\\\"shopping de descontos\\\\\\\\\\\\\\\". Inspirado no conceito de “outlets” americanos, vai proporcionar aos consumidores mercadorias com valores mais acessíveis e aos comerciantes espaços de shopping com preços democráticos. Serão 260 lojas distribuídas em 20 mil metros quadrados de área construída. O carro-chefe do empreendimento e uma das âncoras já foi instalado em março de 2007 e registra atualmente um público de 100 mil pessoas por mês, criando o hábito de deslocamento ao local e futuramente uma sinergia com a operação do shopping. Trata-se da rede “atacarejo” (atacadista/varejista) Compre Fort, instalado no bairro de Areias, em São José, no quilômetro 212 da BR 101. O Shopping Ideal está sendo construído no estilo Neo Açoriano, criando a identificação da cidade e atingindo também a população flutuante da região turística. Haverá a integração entre marcas de redes nacionais e locais, fortes âncoras e algumas lojas inéditas no mercado. O mix de produtos ofertados abrange gêneros alimentícios, conveniência, vestuário, artigos do lar, artigos diversos, construção, alimentação, serviços diversos, lazer e entretenimento. 

Neste mês estamos assinando uma parceria com o Centro SENAC de Desenvolvimento Social de Santa Catarina para colocar em prática o projeto Comunidade Ideal, que visa empreender ações sócio ambientais por todo o município de São José com o objetivo de promover melhorias na região onde o novo shopping será inserido. O projeto deve atuar nas áreas de educação, cultura, lazer e meio-ambiente. A primeira ação é oferecer ainda neste mês de janeiro, a partir do dia 19, capacitação gratuita para moradores de São José desempregados, para que possam concorrer às vagas abertas nas lojas do novo shopping. Ao todo, serão oferecidas mais de 800 vagas distribuídas em 20 atividades de capacitação profissional, sendo 6 cursos, 6 oficinas e 8 palestras, que vão acontecer entre janeiro e março de 2009, cumprindo esta primeira etapa do Comunidade Ideal. O público-alvo desta qualificação é formado por pessoas desempregadas ou sem registro em carteira profissional, que morem no município de São José e que tenham mais de 18 anos.


Outras notícias

Conheça a J.A.

Responsabilidade Social